9.8.08

Bienvenue (bis)


A comédia ainda não saiu no Brasil, mas em apenas algumas semanas, Bienvenue chez les Ch'tis já virou o filme francês mais visto (e também mais baixado ilegalmente na Internet) da história da França. O filme só perde ainda para Titanic em bilheteria, então achei que não era o caso de esperar o lançamento tupiniquim para engrossar as estatísticas acima.

O enredo é a história de um funcionário dos correios de Marselha, que se vê transferido para uma vila no norte da França - uma região cercada de clichês infames e habitada por uma gente estranha (os Ch'tis), que falam um dialeto esquisito enquanto consomem suas comidas e bebidas bizarras.

A graça toda está nas caricaturas de franceses (tanto do norte quanto do sul) e nas situações em que se metem os personagens. O choque cultural serve para mostrar aquela história de que no fundo, abaixo da camada de estereótipos, os problemas, draminhas e alegrias de todo mundo são mais ou menos os mesmos.

Tanto que a Warner já comprou os direitos do filme e encarregou Will Smith de fazer o remake holywoodiano. Que é claro que, saindo da terra do politicamente correto, não vai ter nem metade da graça...

4 comentários:

Ana Valéria disse...

well, well... fui ali e voltei com tudo novo!!! adorei a casa nova, o nome é ótimo e o visual tá fofo!!! bjs

(eu tb senti muito a morte do mosqueteiro athos...)

Le Misanthrope disse...

Alguém por favor mata o Will Smith? Não aguento mais ele em todos os filmes.

Fernando Ribeiro disse...

jesus amado... não consigo entender essa mania de remakes holywoodiano.... é tão difícil entender um filme produzido por outra cultura???

anyway... fui obrigado a atualizar o link lá no velho blog... haha

Ricardo disse...

ana >> Bem-vinda! Que bom q gostou :) LeMis >> Felizmente ele vai ser só produtor. Tomara que não obrigue o diretor a escalá-lo hehe Fernando >> Valeu pelo relink! :)