2.10.08

em busca da busca perfeita

Eu tenho medinho do excesso de informação pessoal que o Google tem sobre nós, então adoro quando um novo motor de busca aparece querendo bancar o David contra o Golias do search. Não importa que próprio Yahoo! até hoje não consiga ir tão direto ao ponto quanto o Google: ainda assim tem gente que tenta.

O último que apareceu fazendo estardalhaço foi o Cuil. Formado por funcionários dissidentes do Google, prometeu uma nova abordagem, análises semânticas hiper-sofisticadas e coisa e tal, e eu resolvi experimentar em julho, quando ele foi lançado. Foi decepcionante, achei que eles precisavam de mais tempo para aperfeiçoar a busca. Agora em outubro tentei outra vez e continuei não achando o que eu queria (resultados que o Google e o Yahoo trouxeram de primeira). Agora só vou tentar de novo em 2010.

Tem também o Wikia Search, que veio com toda essa filosofia do software livre e da web 2.0, em que você mesmo pode incluir ou retirar resultados. Lento demais, trabalhoso demais, enviesado demais. Diferente do Me.dium, que tenta fazer decolar o "social browsing". Resumindo, ele usa uma barra de ferramentas que permite que as pessoas naveguem por sites em conjunto e mostra o que está fazendo sucesso na rede naquele momento. Acho que em breve teremos mais redes sociais do que amigos...

Por fim, um dos mais promissores é o SearchMe, cuja maior façanha é usar Flash (i.e. pesado e lento) para mostrar os resultados no estilo "Cover Flow" da Apple. Ele também tem ícones bonitinhos com sugestões de categorias de busca e permite criar "stacks", que são arquivos visuais de resultados favoritos que você pode folhear e compartilhar na rede (blogs, facebook...) ou por email. Não sei quanto à qualidade dos resultados, mas pelo menos a apresentação (tenta a busca de imagens) é ótema!

Agora só um detalhe: eu achei o endereço de todos esses motores usando...o Google...

Nenhum comentário: