26.5.09

coffee and TV

E parece que a modinha agora é fazer o café expresso em casa (algum publicitário já deve ter batizado de 'home espresso', aposto), com as maquininhas automáticas da Nespresso e outras mais artesanais se espalhando pelos lares da classe média brasileira.

Fair enough, até porque eu sou do fã clube do café a alta pressão. Mas vou te contar uma coisa: uma cafeteira moka é muito mais barata e foi a melhor aquisição que fiz há tempos!

Ok, um expresso bem tirado é uma arte ímpar. Mas para fazer em casa, prefiro esperar ao lado do fogo quentinho (no verão eu posso querer rever essa parte), e o melhor: sentir o cheirinho de café se espalhando pela casa toda.

A moka usa um mecanismo simples mas engenhoso para fazer a bebida a partir da pressão da água fervente. O resultado é um café que não é tão concentrado quanto um bom expresso (digo bom, pois um mal tirado pode ser fraco e intragável) mas bem mais forte do que o das cafeteiras elétricas. E como ele rende mais, dá mais tempo para você ler o jornal ou ver a Ana Maria Braga enquanto o traga lentamente e ele continua soltando suas fumacinhas aromáticas.

A técnica

Daí li "enes" blogs e bobagens sobre a melhor técnica para fazer o café na Moka.

Um dizia que a cafeteira tinha que ser de alumínio. Outro preferia o inox, pois o o efeito cumulativo de pequenas quantidades de alumínio no organismo faria mal à saúde. Na dúvida, fui com a clássica, de alumínio mesmo, e seja o que deusquizé.

Então teve um que falou que tinha que ser feito no fogo baixo, pois o fogo alto meio que queimaria o café. Obedeci e me arrependi - leva hoooooras para ferver, além de ficar mais amargo. É que o contato mais lento com a água faz soltar cafeína em excesso, e ela tem um sabor nada agradável.

E teve até um que mandou fazer com a tampinha levantada, pois o café tinha que respirar e blablabla. Que bobagem. A cafeteira "cospe" um jato no final, o que lambreca o seu fogão todo. E a tampinha fechada não faz a mínima diferença. Aliás, faz: é muito mais gostoso só ouvir o barulho e ver a fumacinha saindo pelo bico da cafeteira, avisando a hora certa de apagar o fogo.

Portanto, não tem muito segredo:
* Use água insípida. Se a sua água da torneira/filtro é muito clorada, vale a pena tentar uma mineral com menos gosto.
* Um bom café. Descubra o seu preferido. Eu já me decepcionei com muito café "gourmet" que vendem no supermercado e fui feliz com uns baratinhos.
* Regule na quantidade de pó. Mais cheio, mais forte. Só não entupa demais. Deixe uns cantinhos para a água passar, senão a cafeteira pode explodir na sua cara.

E é só!

Outrossim...

É muito difícil achar um expresso bom de verdade na rua, não é só botar o café e apertar um botão para a máquina fazer milagres. Alguns lugares aqui no poeirón que tem baristas treinados e competentes e café de verdade:

* Café Cristina, 202N. Escondidinho no fundo da comercial, com mesinhas sob as árvores, é um segredo bem guardado, portanto não espalhem. É o único lugar onde eu peço para repetir o café e é lá que eu compro o pó, que eles moem na hora, para fazer em casa. O melhor.
* Quitinete, 209S. Tia Mara acertou na escolha dos grãos e treinou os meninos direitinho. O café é excelente.
* Grenat, 201S. Super profissionais, o expresso é excelente e as bebidas à base de café parecem super apetitosas. O único problema é que fica naquela quadra de restaurantes que é infernal nos dias úteis.

Jamais

Vá ao Starbucks, tome seu frapuccino, latte e esse tipo de coisa. Mas nunca na vida ache que um expresso servido num copinho de papelão é algo digno para um ser humano, ok?

5 comentários:

Pinto disse...

Gostei. Somos adeptos da Bialetti aqui ha muito tempo e ultimamente, com medo dos agrotoxicos, temos preferido cafe organico aos tradicionais. Mais fraco, acaba sendo, mas e mais saboroso. Agora, meu sonho mesmo e a boa Nespresso, nao vou mentir...

clark disse...

é por isso que eu venho aqui!

palatino disse...

A primeira vez que eu servi um café feito no meu Moka a um 'amêgo' italianno tive que ouvir de volta que o café 'tinha forte gosto metálico'. Ele sugeriu nunca lavar o Moka em si (tentei por um tempo, deu mofo atrás do filtrinho, e portanto eu recomendo lavar sempre SIM e secar BEM antes de guardar) e tirar do fogão assim que o café começasse a aparecer lá em cima... incorporei a segunda sugestão com bons resultados!
Mas engrosso o coro do Pinto: meu sonho tb é o Nespresso. Aqui a máquina em si nem é tão cara, mas isso de ter que comprar os pods deles e só deles me dá um certo medo.. detesto ficar à mercê de grandes corporações.

Tiago disse...

Pois é, eu nao me rendo à Nespresso pelo mesmo motivo... odeio nao ter poder de escolha. Afinal, estamos no século XXI. E concordo com a parte final sobre Starbucks... em NY, eu até tomava café lá, mas em qualquer outro lugar do mundo me recuso.

Liv Araújo disse...

Gostei. Eu tenho uma Bialetti que dá pra dois cafezitos e ela é a alegria da casa (até mesmo porque não gasto com filtro pra passar o café e acaba sendo mais ecológico. ;-)